top of page

Perguntas Frequentes

Aqui você encontra uma lista das principais perguntas que nós da comissão de artes plásticas Bunkyo recebemos! Caso ainda tenha dúvidas fique a vontade para entrar em contato.

Q&A

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) Estou participando da Grande Exposição de Arte Koguei, posso participar do 34º Salão de Arte Contemporânea? 

Sim pode participar, porque são dois eventos distintos e independentes, com inscrição, datas e juris separados. Apenas atente para o regulamento de cada edital, e nos trabalhos que serão enviados, porque no 34ºSBAC o olhar é mais voltado para as artes plásticas e o júri terá um olhar mais contemporâneo. 

2) Obras figurativas podem participar do salão de arte contemporânea? 

Sim, claro que pode participar, mas o artista deve se atentar em apresentar um trabalho com uma temática mais contemporânea, uma abordagem diferenciada, porque o júri não vai analisar a técnica, mas sim o trabalho como proposta de linguagem, expressão, conceito e poética.

3) Não tenho três trabalhos prontos, posso participar com uma ou duas obras?

Não pode, o 34ºSBAC este ano exige a participação obrigatória de três obras por artista, porque queremos aprofundar mais no trabalho e conceito do artista e mostrar mais que uma única obra. Inclusive ao lado das obras na exposição iremos colocar o mini bio do artista, para que o público possa conhecer também o artista. Sobre a exigência dos três trabalhos, são para os bidimensionais ou tridimensionais, exceção para instalações, vídeos ou performances. 

 

4) Posso participar com mais de um tipo de trabalho, por exemplo pintura e escultura? 

Cada artista pode participar apenas com uma única inscrição com três trabalhos e será considerada válida apenas a última no caso de mais de uma inscrição para o mesmo CPF. A modalidade pintura, escultura ou objeto é de decisão e responsabilidade do artista e dentro destes três trabalhos poderá ter modalidades diferentes como escultura e pintura, tudo depende da proposta, conceito, poética ou linguagem de expressão do artista. O júri irá analisar os três trabalhos conjuntamente. Trabalhos muito díspares e que não tenham relação entre eles não é recomendável porque a seleção estará muito voltada para o artista e não só para a obra.

5) Vão haver duas seleções e corro o risco de ser aprovado na primeira e ter que buscar minha obra por não ser selecionada na segunda seleção? 

Não, esta situação não ocorrerá, porque este ano a primeira seleção será a seleção definitiva, a segunda apreciação com as obras físicas pelo júri será para definir os premiados. A situação de devolução após a seleção por fotos somente no caso da obra não corresponder aos enviados na fotografia para seleção.

 

6) Meus trabalhos são de vários tamanhos existe limite de dimensão e peso das obras no salão? 

Não existe este limite, mas o espaço expositivo e os painéis expositivos possuem limites de tamanho, assim como as paredes que compõem o espaço; mas o júri será responsável pela decisão da seleção ou não de trabalhos que possuam tamanhos e pesos diferenciados. Apenas alertando que trabalhos delicados e complexos para instalação será necessário a presença do artista para montagem e desmontagem. 

 

7) Tenho que enviar o trabalho por transportadora, preciso fazer uma embalagem especial? 

A exigência da embalagem é apenas para garantir a segurança e o transporte, mas veja às especificações da transportadora ou dos correios, porque o salão não exige embalagem especial, o artista deve ser responsável pelo envio, transporte e segurança da sua obra para garantir sua chegada em condições perfeitas de exposição e apreciação do júri. O Bunkyonão emite nota fiscal para a devolução, então o artista deve se atentar tanto para a data de chegada dentro do prazo para apreciação do júri, quanto para a data de retirada pela transportadora após o término. Para a devolução vamos cuidar para que o retorno seja na mesma embalagem enviada. 

8) Não entendi o item da foto, preciso enviar duas vezes a foto das minhas obras?  

Sim são necessários dois arquivos separados: o primeiro no arquivo PDF podendo ser mais de uma foto do mesma trabalho, em três posições, ou mais de uma foto do mesmo trabalho na mesma página,  para que o júri consiga visualizar bem a obra; o segundo arquivo com as fotos das três obras concorrentes seguindo as especificações constantes no edital, se preocupando com o olhar estético das obras, porque no caso de ser selecionado, o júri irá escolher uma foto de um trabalho para compor o catálogo da exposição.

9) Quero participar com um grupo no coletivo e também com trabalho individual, posso participar neste caso duas vezes? Você pode participar em um coletivo como um integrante e outro individual, entretanto cada CPF só pode ter uma única inscrição. Sugerimos no coletivo utilizar na inscrição o CPF de outro artista que não esteja participando no modo individual. 

10) No item 2.1.8.2 do edital cita para anexar fotos de três obras no modo paisagem, o que seria esse modo paisagem, ou o trabalho deve ter uma apresentação mais horizontal?

O modo paisagem é a configuração da página porque existe duas opções: modo retrato ou modo paisagem, então damos preferência para o modo paisagem porque o júri irá avaliar os trabalhos no monitor de um computador. Nesta configuração da página o trabalho ficará mais visível, mas isso não impede que você apresente trabalhos que sejam mais verticais, e neste caso sugiro colocar mais fotos na mesma página talvez com mais detalhes da obra.

11) No item 2.1.8.1 cita a imagem da documentação com foto, o que seria essa documentação?

Nas páginas iniciais do pdf para envio das imagens das obras, você deve colocar novamente seus dados, como nome completo, nome artístico, endereço completo, instagram e outros citados, e depois anexar um documento com foto, pode ser o RG, CNH para podermos identificar o artista. Optamos pelo envio em pdf das imagens das obras e das informações pessoais neste formato porque facilita o envio e ao júri para avaliação das obras. Você deve fazer estas páginas, no máximo dez, com seus dados e imagem das obras em um programa que você normalmente utiliza e converter em PDF para o envio.

bottom of page