JURI
Aqui você pode observar o juri que será fixo, e o juri que será elegível
(a votação poderá ser feita durante a inscrição).
Jurado Fixo (Artes Plásticas)
Enock Sacramento
Enock Sacramento é membro das associações paulista, brasileira e Internacional de críticos de artes (APCA, ABCA e AICA). Participou de numerosos júris de salões de arte, curou exposições no Brasil e no exterior, entre elas Chove no Cafezal - Mabe, da Figura à Abstração, São Paulo, Rio, Salvador e Brasília, 2013/2014; Wakabayashi – Mestre da pintura nipo-brasileira, São Paulo, 2021; e A arte de Yoshino Mabe, São Paulo, 2021. Publicou artigos na imprensa e 40 livros sobre arte e artistas brasileiros, entre eles Akinori Nakatani – Sua obra e sua vida, São Paulo, 2019. Em função de sua atuação profissional, recebeu, em 2004 e 2016, o Prêmio Gonzaga Duque, da ABCA e, em 2011, o Prêmio Mário de Andrade por sua trajetória como crítico e curador de arte. É curador da Fundação José e Paulina Nemirovsky, em São Paulo.
Jurado Fixo (Artes Plásticas)
Yutaka Toyota
Yutaka Toyota é escultor, pintor, desenhista, gravador e cenógrafo. Depois de estudar Arte na Universidade de Tóquio, Japão, e cenografia com Kenkichi Yoshida, transfere-se, em 1962, para o Brasil, fixando-se em São Paulo. Aqui, retoma a pintura e participa de importantes exposições no Brasil, entre elas a Bienal Internacional de São Paulo, na qual é premiado em 1969. Nos anos 1970 passa a dedicar-se preferencialmente à escultura, realizando obras de grandes dimensões para espaços públicos tanto no Brasil como no exterior. Em 1991, conquista o prêmio de Melhor Escultor pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 2010 é publicado o livro Yutaka Toyota- 50 anos de arte, de autoria de Sonia Prieto. É de sua autoria a escultura do Prêmio Bunkyo que destaca os melhores expositores de 2023 da Geab.
Jurada Elegível (Artes Plásticas)
Agda de Carvalho
Agda de Carvalho é docente e pesquisadora no Instituto Mauá de Tecnologia onde lidera o Grupo de Pesquisa LabDesign: processos criativos, experiência e inovação. Coordena os projetos Entre Derivas: Design e Território e Design e Wearables Inteligentes. É Mestre em Artes Visuais pela UNESP e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.
Fez pós-doutorado em Humanidades Digitais no Media Lab – UFG e em Artes na UNESP. Desde os anos 1980, fez diversas curadorias entre elas as exposições Joao Suzuki: fantasias aprisionadas, Caixa Cultural São Paulo, 2012, e Sacilotto em Contextos (fotografias), Casa do Olhar, Santo André, 2013. Participou do júri do Prêmio Museu da Casa Brasileira (2019 e 2021), São Paulo, entre outros. É ainda artista a plástica, com participação em mostras no Brasil e no exterior.
Jurada Elegível (Artes Plásticas)
Leila Kiyomura
Leila Kiyomura é jornalista de Cultura e crítica de arte da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Associação Internacional de Críticos de Arte e Jornal da Universidade de São Paulo.
Pós-graduada no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo, atuou como curadora na Fundação Mokiti Okada nas mostras Tikashi Fukushima: Quando os ventos sopram cores, O Japão nas fotos de Atílio Avancini e Joel La Laine e A natureza de Evandro Carlos Jardim.
Escreveu, em parceria com o fotógrafo Bruno Giovannetti, os livros Cláudio Tozzi (Editora da Universidade de São Paulo) e Ateliês dos Artistas Contemporâneos de São Paulo (Empresa das Artes), entre outros.
Jurada Elegível (Artes Plásticas)
Mirtes Marins de Oliveira
Mirtes Marins de Oliveira é mestra e doutora em educação, história e filosofia e pesquisadora colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020). É docente e pesquisadora na pós-graduação em design da Universidade Anhembi Morumbi. Publicou, com Fabio Cypriano, o livro Histórias das exposições: casos exemplares, pela EDUC (2016). Colabora com revistas e plataformas Select, Arte Brasileiros! Artsoul, entre outras. Realizou numerosas curadorias entre as quais Contra o estado das coisas – anos 70, na Galeria Jaqueline Martins (2014); Arte para todos! Liberação e consumo (Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, 2016); Não um sonho, na Galeria Simões de Assis (2021) e Máscaras: fetiches e fantasmagorias, no Paço das Artes (2021-2022). Ministra o curso Histórias da Arte - Moderna e Contemporânea no MASP (2021).
Jurada Elegível (Artes Plásticas)
Sylvia Werneck
Sylvia Werneck é crítica de arte, curadora independente, pesquisadora e professora especializada em arte contemporânea do Brasil e América Latina. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie, é Mestre em Estética e História da Arte pelo PGEHA-USP e Doutora em Comunicação e Cultura pelo Prolam-USP/Capes. Curou, entre outras, as exposições Superfícies da memória, no MAC/USP, em 2008, Cidades imaginadas e Cidades imaginadas ibero-americanas, também no MAC/USP, em 2010. Integra os quadros associativos das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte (ABCA e AICA). É correspondente da revista ArtNexus e colunista da babEL. Escreveu os livros De dentro para fora – a memória do local no mundo global (Ed. Zouk, 2011) e Pensamentos sobre arte (Alter Edições, 2023).
Jurada Elegível (Artes Plásticas)
Verônica Stigger
Veronica Stigger nasceu em Porto Alegre em 1973 e desde 2001 vive em São Paulo. É escritora, crítica de arte, curadora independente e professora na Pós-graduação Lato Sensu em Histórias das Artes da Centro Universitário Armando Álvares Penteado (Faap). Foi curadora da exposição Maria Martins: metamorfoses no MAM/SP com a qual angariou o Grande Prêmio da Crítica da APCA e o Prêmio Maria Eugênia Franco, concedido pela ABCA para melhor curadoria do ano (2013). Curou ainda, entre outras, O útero do mundo, no MAM/SP (2016); com Eucanaã Ferraz, Constelação Clarice, no Instituto Moreira Salles – IMS (São Paulo. 2021; Rio de Janeiro, 2022); com Eduardo Sterzi e Marta Mestre, Desvairar 22, no Sesc Pinheiros (2022). É doutora em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo.