top of page

EDITAL

Aqui você pode ler o regulamento da 15 ªGrande Exposição de Arte Bunkyo.

bunkyo.png

15ª GRANDE EXPOSIÇÃO DE ARTE BUNKYO

Edital

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), por meio de suas Comissões de Artes Plásticas e Arte Koguei, promove a 15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo (15ª GEAB) com o intuito de incentivar e divulgar a recente produção de Artes Plásticas e Arte Koguei no Brasil.

 

Em 2023, a Grande Exposição de Arte Bunkyo será realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo) e de suas Comissões de Artes Plásticas e Arte Koguei, mediante projeto aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) tendo como coordenador Marcos Akasaki, presidente da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo); como produtor Hiro Kai, titular da empreendedora do projeto, a KaKai Produções Artísticas Culturais;  e como curador Enock Sacramento, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Os três formam a Comissão Organizadora da 15ª GEAB, amparados pelas Comissões de Artes Plásticas e de Arte Koguei do Bunkyo.

 

A 15ª GEAB será aberta para convidados na sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa à Rua São Joaquim 381, Liberdade, São Paulo, SP, no dia 07 de outubro de 2023, sábado, às 15h00. A exposição será franqueada ao público no mesmo local, de 08 a 22 de outubro de 2023, podendo ser visitada de segunda a sexta, das 12h00 às 17h00, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 17h00.

 

A 15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo será dividida em dois segmentos distintos: Artes Plásticas e Arte Koguei.

Regulamento

  1. Da participação

  2. Das inscrições

  3. Da documentação

  4. Da seleção e premiação

  5. Da entrega e retirada de obras

  6. Das disposições finais

  7. Do calendário do salão

1 Da Participação

​1.1 

Poderão participar da 15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo (15ª GEAB) brasileiros e estrangeiros legalmente residentes há mais de um ano no Brasil.

1.2

Membros das Comissões de Artes Plásticas e de Arte Koguei da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social poderão participar da exposição, mas não da premiação.

1.3

O participante deverá enviar, junto com o formulário de inscrição, cópia de documento comprobatório de sua nacionalidade brasileira (RG) ou de residência no país (RNE).

1.4

Os artistas selecionados para participar da Exposição serão informados por e-mail e por lista publicada no site da 15ª GEAB sobre a aprovação de suas obras.

2 Das Inscrições

​2.1 

As inscrições serão realizadas no período de 10 de abril a 4 de junho de 2023 (até as 23h59m, horário de Brasília), mediante preenchimento e envio do formulário digital, exclusivamente, pelo seguinte link: https://www.artebunkyo.com.br/inscricoes

2.2

Poderão participar da 15ª Geab brasileiros com 18 anos ou mais e estrangeiros, da mesma faixa etária, residentes no Brasil há pelo menos 1 (um) ano.

2.3

Não será cobrada taxa de inscrição do artista.

2.4

A inscrição no 15ª Geab implica na plena aceitação das regras e condições estabelecidas no presente edital.

2.5

A 15ª Geab será dividida em dois segmentos distintos: Artes Plásticas e Arte Koguei, compreendendo os seguintes subsegmentos:

 

Artes plásticas. Subsegmentos: Pintura, Desenho, Gravura, Escultura, Fotografia, Objeto, Arte digital, Vídeo, Performances e demais manifestações de artes visuais.

 

Arte Koguei. Subsegmentos: Cerâmica; Têxtil (tingimentos, macramê, feltro, tear, tapeçaria, bordado, patchwork, batik, orinuno); Oshibana-ê; Papel (kirie-ê, washi-ê, oshi-ê, origami); Madeira/bambu; Pedra, Metal e Vidro (shippo-doisonné, joalheria); Bonecas (madeira, kiri, washi, couro, tossô ningyo).

2.6

O artista poderá inscrever obras em apenas um desses segmentos ou nos dois (Artes Plásticas e Arte Koguei), caso deseje, porém com obras diferentes (não pode ser as mesmas obras nos dois segmentos). Ao todo, poderá inscrever obras em até 2 subsegmentos, sendo um no segmento de Artes Plásticas e outro no segmento de Arte Koguei.

 

2.7

As obras inscritas devem ser originais, de autoria própria, inéditas e produzidas a partir de 2021, inclusive.  Obras bidimensionais devem ter dimensões máximas de 150 x 150 cm (altura x largura) e peso máximo de 10 kg. Obras tridimensionais devem ter dimensões máximas de 150 x 70 x 70 cm (altura x largura x comprimento) e 20 kg de peso máximo.

2.8

Vídeos deverão ter no máximo 2 minutos de duração. (MP4 / MOV – 15 MBs) Deverão ser indicados os links para serem acessados pela Comissão de Seleção e Premiação; no caso de vídeos não liberados, enviar também as respectivas senhas de acesso.

2.9

Performances deverão ter duração máxima de 5 minutos.

 

2.10

Cada artista poderá inscrever 2 (duas) ou 3 (três) obras por subsegmento a que estiver concorrendo.

 

2.11

Para obras realizadas em grupo, um único representante do grupo deverá preencher a inscrição; todavia, deverão ser enviados currículos resumidos de todos os participantes do grupo.

 

2.12

Dois dias após o encerramento das inscrições, será publicada a lista homologada de inscritos no site da 15ª Geab.

2.13

Dúvidas a respeito das inscrições poderão ser encaminhadas para o e-mail: 15gebunkyo@gmail.com

3 Da Documentação

3.1

No ato da inscrição, além de preencher todos os campos do respectivo formulário no site da 15ª Geab, o artista deverá anexar a ele cópias dos seguintes documentos:

 

- Carteira de identidade de brasileiro (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).

 

- Comprovante de endereço (ex.: fatura de água, luz ou telefone); no caso de o

  comprovante não estar no nome do artista, anexar declaração da pessoa em nome da

  qual o documento foi emitido.

 

3.2
Além dos documentos citados, deverá anexar também:

- Imagens das obras de arte que concorrerão à Exposição: 1 (uma) imagem a cores das obras bidimensionais e pelo menos 3 (três) imagens a cores das obras tridimensionais, de ângulos diferentes e com fundo de preferência branco, devidamente identificadas com nome do artista, título da obra, técnica, medidas em centímetros e ano. As imagens das obras não devem ultrapassar 10 MB cada uma e devem ser enviadas no formato JPEG em suas cores originais, sem edição (Photoshop etc.).

 

3.3

Além do Arquivo mencionado, o artista poderá enviar seu portfólio com currículo resumido, links de redes sociais e vídeos de até 20 segundos sobre cada obra inscrita (opcionais).

4 Da Seleção e Premiação

4.1

A 15ª Geab terá 2 (duas) Comissões de Seleção e Premiação: uma para Artes Plásticas e outra para Arte Koguei, formadas por profissionais experientes e reconhecidos nos respectivos segmentos da mostra.  Cada uma delas será constituída por 3 (três) integrantes.

 

4.2

A Comissão de Seleção e Premiação de Artes Plásticas será constituída por Enock Sacramento, curador da 15ª Geab; por Yutaka Toyota, indicado pela Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo; e por um crítico de arte eleito pelos artistas inscritos mediante votação a partir de uma lista de cinco críticas de arte indicadas pela curadoria da Exposição.

 

4.3

A Comissão de Seleção e Premiação de Arte Koguei será constituída por duas pessoas    indicadas pela Comissão de Arte Koguei do Bunkyo e por uma outra, eleita pelos artistas inscritos mediante votação a partir de uma lista de cinco pessoas indicadas pela Comissão de Arte Koguei.

4.4

As decisões das respectivas comissões de seleção e premiação são irrecorríveis.

 

4.5

O processo de seleção será realizado em duas etapas: a primeira, denominada pré-seleção, será feita por meio de imagens digitais que serão enviadas anexadas ao formulário durante o ato de inscrição enquanto a segunda será feita analisando-se as próprias obras, ao vivo.

 

4.6

Poderão ser selecionadas 1 (uma), 2 (duas) ou 3 (três) obras de um mesmo artista. A seleção e a premiação serão feitas pelas respectivas Comissões de Seleção e Premiação de Artes Plásticas e de Arte Koguei.

4.7

Serão conferidos 3 (três) prêmios no segmento de Artes Plásticas e 3(três) prêmios no segmento de Arte Koguei, todos com o título de Prêmio Bunkyo 2023 e constituído por uma escultura de autoria de Yutaka Toyota. Além deste troféu, cada artista receberá a quantia de R$5.000,00 (cinco mil reais), mediante emissão de Nota Fiscal ou Recibo, de acordo com modelo fornecido pela Comissão Organizadora.  O prêmio é de natureza não-aquisitiva, permanecendo a obra premiada com o artista.

4.8

A etapa de pré-seleção, ou seja, de escolha das obras pelas imagens digitais, será feita de 12 a 16 de junho de 2023 e a relação dos artistas aprovados nesta etapa será divulgada no dia 23 de junho no site da 15ª Geab.

4. 9

As obras físicas pré-selecionadas serão submetidas ao julgamento final das Comissões de Seleção e Premiação da 15ª Geab nos dias 15 e 16 de julho de 2023 e a relação dos artistas aprovados para exposição será divulgada no dia 21 de julho no site da 15ª Geab.

 

4.10

Obras de parede deverão ser entregues preparadas para serem fixadas nos painéis ou paredes de tal forma que sua fixação não necessite de nenhum material extra ou providências especiais.

5 Da Entrega e Retirada das Obras

5.1

Os artistas aprovados na etapa de pré-seleção deverão entregar as obras pré-selecionadas na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, à Rua São Joaquim 381, 1º andar, Liberdade, São Paulo, SP (próxima à Estação São Joaquim do Metrô) de 12 a 14 de julho, das 10h00 às 17h00, ou providenciar suas remessas para que elas cheguem ao local nas referidas datas ou antes delas. O envio e retirada das obras são de responsabilidade exclusiva dos artistas ou dos coletivos, seja por meio dos Correios, transportadoras ou terceiros. O Bunkyo não fornece Nota Fiscal em caso de devolução de obras via transportadora.

 

5.2

As obras devem ser entregues em caixas resistentes, identificadas com o formulário padrão (link incluso no formulário de inscrição, contendo a foto da obra título, nome do artista, medidas, ano e peso) e em condições de devolução nas mesmas embalagens.

 

5.3

As obras não aprovadas na segunda etapa da seleção deverão ser retiradas nos dias 27 e 28 de julho de 2023 na Rua São Joaquim 381, 1º andar, Liberdade, São Paulo, SP, das 10h00 às 17h00.

 

5.4

As obras aprovadas na segunda etapa da seleção só poderão ser retiradas após o término da exposição, ou seja, no dia 22 de outubro, das 17h30 às 20h00 ou nos dias 23 e 24 de outubro de 2023, das 10h00 às 17h00.

 

5.5

Caso as obras não sejam retiradas até 30 dias após o término da exposição, os organizadores se eximem de quaisquer responsabilidades e poderão dar a elas o destino que julgarem conveniente.

6 Das Disposições Gerais

6.1

Durante a mostra, o público visitante poderá eleger, por meio de votação, as obras mais expressivas nas categorias de Artes Plásticas e Arte Koguei. O resultado será divulgado no site da 15ª Geab.

 

6.2

As Comissões de Artes Plásticas e de Arte Koguei do Bunkyo tomarão medidas necessárias ao resguardo das obras, porém recomenda-se ao artista segurá-las contra riscos de qualquer natureza, uma vez que as referidas Comissões não se responsabilizam por eventuais danos. Fica a critério do artista segurá-las ou não.

 

6.3

As obras expostas na 15ª Geab poderão ser vendidas. Sobre o valor da venda, 20% será destinado à Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

 

6.4

Em função da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei no.13.709, de 14 de agosto de 2018, e em respeito a alguns aspectos nela contidos, como transparência, tratamento de dados mediante consentimento, direito dos titulares e por fim, boas práticas e os princípios da boa fé, fica esclarecido que os dados pessoais solicitados neste regulamento têm o propósito de identificar os artistas inscritos. O nome completo, cidade/estado, nome artístico (opcional) servirão para reconhecer o artista e a respectiva divulgação da obra e de sua região. O celular e o e-mail servirão para contatos com o artista em caso de dúvidas sobre as obras e imagens solicitadas e ainda, mediante consentimento, para eventual contato e envio de convite para exposições futuras. Caso a obra seja vencedora, será necessário, posteriormente, solicitar o CPF do artista para fins financeiros (repasse de valor) e fiscais.

 

6.5

Os artistas selecionados assumem total responsabilidade relacionada às autorizações, direitos autorais e de imagem, licenças e outras liberações e regularizações que estejam vinculadas à produção de suas obras.

 

 

6.6

Os artistas selecionados se comprometem a participar de entrevistas, depoimentos relacionados à 15ª Geab e autorizam o uso de sua imagem e de seus trabalhos para publicação no catálogo da exposição e divulgação desta e das próximas edições da GEAB.

6.7

Os casos omissos deste Edital serão decididos pela Comissão Organizadora desta Exposição, amparada pelas Comissões de Artes Plásticas e de Arte Koguei do Bunkyo.

6.8

As datas estabelecidas no presente edital poderão ser alteradas de acordo com as circunstâncias e as possíveis alterações serão devidamente comunicadas neste site.

7 Do Calendário do Salão / 2023

Inscrições:

11 de abril a 04 de junho

 

Pré-seleção das Obras:

12 a 16 de junho

 

Divulgação dos pré-selecionados:

23 de junho

 

Recebimento de obras:

12 a 14 de julho

 

Seleção das obras:

15 e 16 de julho

 

Divulgação dos selecionados e premiados:

21 de julho

 

Abertura da exposição:

07 de outubro

 

Encerramento da exposição:

22 de outubro

bottom of page